domingo, 28 de dezembro de 2014

A IMPORTÂNCIA DE 2015 SER O ANO EM QUE OS DISCURSOS SOBRE POLÍTICAS AMBIENTAIS SAIRÃO DO PAPEL

Foto: Daniel Filho

Na última terça-feira (23/12) no centro cultural aconteceu uma roda de conversa informal entre Arbio e secretaria de Ação social com participação de representações da educação e Casa das Juventudes. A ideia era estender o trabalho do Movimento Salve o São Francisco reunido para proteger o rio a partir da ocupação e mobilização contra o ligamento das bombas nas obras de Integração do Rio São Francisco. Em Outubro o Blog Gota d’água fez uma série de reportagens provocando discussões quanto a intenção repentina do ato.
Desconsideramos o movimento porque, simplesmente, nada de concreto anterior às obras da transposição havia avançado e nada indicava que, dali, surgiria algo novo e, de fato, promissor ao que realmente interessa quando a temática é MEIO AMBIENTE.
A matéria, dividida em seis partes, gerou posicionamentos fervorosos entre dois lados: quem estava junto ao movimento e quem a ação via como mera politicagem contrária à reeleição da presidenta Dilma Rousseff. Para relembrar a matéria clique no link abaixo:


Foi então criado um grupo com o título SALVE O RIO SÃO FRANCISCO, na rede social de compartilhamento Whatsapp, para manter o contato entre os que aderiram ao movimento e, assim, compartilhar as ações que viessem a ser reproduzidas dali em diante.

Foto: Daniel Filho

Em pouco tempo os discursos foram esvaziando. No máximo algumas postagens referentes a trabalhos escolares de “conscientização ambiental” a gerar, em sua produção e socialização, ainda mais resíduos que seriam descartados posteriormente sem a educação ambiental se efetivar. O grupo passou a servir para que alguns dos membros compartilhassem mensagens de Bom Dia, Boa Noite, autoajuda, e noticiarem desgraças ocorridas na cidade.
Percebendo que o foco estava se perdendo completamente a administradora do grupo, secretária de Ação Social e primeira-dama, Anna Tereza, convocou a atenção dos membros para o que deveria estar sendo discutido ali. Niedja Batista, junto ao presidente da Arbio, George Novaes, propuseram um encontro para deliberar ações para o ano de 2015. Todos foram convocados, mas apenas 16 pessoas compareceram. Vale ressaltar que das 16, apenas 6 fazem parte do grupo que contém 100 membros.
O encontro pode ser considerado um marco pelo teor provocativo. Nas crises é que percebemos com quais pessoas podemos contar e de que forma elas querem contribuir para o bem comum, no entanto, esse não pode ser considerado o I encontro, visto que Arbio, sociedade civil e organizada já sentou para discutir todos os temas inúmeras vezes com o prefeito, vereadores e secretários. Em todas foram diagnosticadas problemas graves, mas também sugeridas diversas possibilidades e alternativas de cuidados ambientais (como a coleta seletiva com seu poder de gerar renda a famílias pobres e, consequentemente, melhorar o meio em que vivemos), controle e fiscalização na compra de agrotóxicos, assim como a destinação correta de suas embalagens. Em todas as vezes firmaram compromissos e ajustes de condutas, porém nada era efetivado.

Foto: Daniel Filho


Desse último encontro pudemos discutir e criticar a falta de atitude dos que bradam preocupação, mas nada fazem. Secretários cujas pastas, serviços e obrigações são de suma importância para que os trabalhos aconteçam, simplesmente, não compareceram. Um deles “justificou” a ausência por não entender nada do assunto.

O QUE FOI SUGERIDO

George Novaes declarou a importância de 2015 ser declarado o ano da coleta seletiva e reciclagem no município. Políticas públicas de incentivo para a prática precisam ser criadas;

Niedja Batista sugeriu, mais uma vez, a importância de organizar um workshop de Educação Ambiental para a socialização de trabalhos desenvolvidos nas escolas do município (municipais e estaduais), assim como mostras de vídeos; destacou o papel fundamental dos jovens em todo o processo de educação ambiental que precisam se organizar através de agremiações escolares e COM-VIDAS; reforçou a fala de George acerca da coleta seletiva;

Foto: Acervo Casa Das Juventudes

Eu, Daniel Filho, fiz destaque às falas anteriores no que compete à importância do processo de politização dentro das escolas. Citei uma ideia de Niedja Batista sobre as escolas serem pontos de coleta de lixo seco e orgânico com uma pequena reforma na estrutura voltando o dinheiro da venda de material reciclável para o caixa das agremiações. Para a mostra de vídeos lembrei que já havia sugerido e encaminhado à secretaria de Cultura, junto a Ítalo, Alexandre Sertão e Lourival um curso técnico curto de edição de vídeo e imagens, jovens carentes sendo formados na área para se tornarem tanto multiplicadores quanto cineastas e publicitários a serviço do município. O projeto não saiu do papel, mas foi sugerido de novo à secretária que se comprometeu a realizar através de sua pasta com apoio da Casa Das Juventudes. Relembrei ainda o projeto criado por Joãozinho da sorveteria Geovanelly que visava eleger representantes de cada quadra da cidade para, periodicamente, deliberar junto ao prefeito, vereadores e secretários para atender demandas da sua comunidade, espécie de subprefeitura, sugeri à Cleidinha da Casa Das Juventudes para fazer esse levantamento de jovens que tenham o perfil para assumir essa responsabilidade;

O professor Roberto Oliveira citou a importância de incentivar a partir de premiações através de olimpíadas de conhecimento nas escolas; redução de impostos e certificação com selo para empresários que se comprometam com a causa; a importância do município por como meta atingir o título de CIDADE MAIS LIMPA DO BRASIL; além do ECOTURISMO;

ENCAMINHAMENTOS

Pela informalidade e pequena quantidade de pessoas presentes ficaria difícil definir metas e separar por ordem a quem iria competir o que em todo o processo. Portanto foi definido uma nova data para uma reunião deliberativa que, esperamos, tenha a presença tanto do prefeito quanto dos secretários, vereadores e sociedade em geral. A nova data é dia 20 de Janeiro de 2015 para, justamente, definir estratégias, metas e responsabilização acerca das sugestões:

Educação da População em relação ao lixo;

Olimpíadas de saúde e sustentabilidade nas escolas;

Workshop de Educação Ambiental;

Mostra de Ecovídeos com experiências;

Criação de Selos para empresas e comércio com responsabilidade ambiental;

Cursos de Edição de Imagens e Vídeo para jovens carentes;

Reciclagem de Óleo;

Auxiliar na formação e fortalecimento de agremiações escolares assim como as COM-VIDA;

Escolas como ponto de coleta de resíduo reciclável;

Coleta Seletiva;

Projetos de Intervenção Urbana.

EXPECTATIVAS

Como eternos sonhadores, porém sempre com pés fincados no solo da realidade, vemos com certo sucesso a análise do encontro. Acreditamos na boa vontade e empenho da secretária Anna Tereza que se mostra sempre aberta a ouvir críticas e sugestões, assim como acatar com os encaminhamentos. Como algumas das demandas foram assumidas por ela através de sua pasta e seu empenho em fazer acontecer soa sincero, apostaria que, dessa vez, as ideias podem virar ações.
Porém se, mais uma vez, os discursos não saírem do campo das ideias em 2015 o que ficará de tudo isso será o desestímulo e descrença. Os membros do grupo SALVE O RIO SÃO FRANCISCO voltarão a usufruir do espaço para discussões breves e irrelevantes, os jovens não estarão instigados pelo espírito de revolução, sociedade civil e organizada contará com mais uma decepção e os discursos ambientalistas bonitos não passarão disso: maquiagem, muito borrada por sinal e, por vezes, politiqueira, abrindo espaço para artilharia partidária oposicionista fazer dessa uma bandeira para as eleições de 2016.
O Blog Gota d’Água estará presente para observar, sugerir e publicar todo o processo junto aos demais colegas blogueiros da cidade.

Foto: Daniel Filho




Foto: Daniel Filho


Nenhum comentário:

Postar um comentário